5 melhores presentes (e que o dinheiro não compra)

“Criança adora presente, mas os pais precisam também se atentar sobre algumas questões. Brinquedos que fazem inclusão social, dinâmica e interação são ótimos para a construção da criança, mas os pequenos também precisam de presentes imateriais para incentivar o contato humano, que é tão importante para as crianças quanto para os adultos”, pontua a psicóloga Letícia Guedes, da clínica Vivencialle.Na infância, a relação desenvolvida com os pequenos pode ser algo marcante no relacionamento nas próximas fases da vida, na construção da personalidade e de toda a formação do indivíduo. Nesse sentido, atos e ações marcam e persistem mais que qualquer objeto.“Dentre as várias questões impostas nos dias atuais, vemos que os pais já não participam frequentemente da rotina dos filhos. Essa distância pode afetar diretamente no crescimento das crianças, pois elas necessitam acompanhamento dos pais, o que possibilita mais segurança às crianças”, comenta Letícia.Confira alguns itens essenciais para participar ativamente da vida de uma criança.
“Criança adora presente, mas os pais precisam também se atentar sobre algumas questões. Brinquedos que fazem inclusão social, dinâmica e interação são ótimos para a construção da criança, mas os pequenos também precisam de presentes imateriais para incentivar o contato humano, que é tão importante para as crianças quanto para os adultos”, pontua a psicóloga Letícia Guedes, da clínica Vivencialle.
Na infância, a relação desenvolvida com os pequenos pode ser algo marcante no relacionamento nas próximas fases da vida, na construção da personalidade e de toda a formação do indivíduo. Nesse sentido, atos e ações marcam e persistem mais que qualquer objeto.
“Dentre as várias questões impostas nos dias atuais, vemos que os pais já não participam frequentemente da rotina dos filhos. Essa distância pode afetar diretamente no crescimento das crianças, pois elas necessitam acompanhamento dos pais, o que possibilita mais segurança às crianças”, comenta Letícia.
Confira alguns itens essenciais para participar ativamente da vida de uma criança.
1. Tempo
A falta de tempo é uma constante na rotina de muita gente. Trabalho, estudos e outros compromissos podem acabar deixando a agenda lotada. Mas, reservar um tempo para dedicar às crianças é fundamental para o seu desenvolvimento.“A falta de tempo impõe que a educação dos filhos seja delegada para babás, escolas e até para as novas tecnologias – como celular, televisão e computadores”, reflete Letícia. Para a psicóloga, porém, a presença dos pais na educação dos filhos não pode ser dispensada. “A construção da criança passa por muitas fases, os pais precisam dedicar tempo aos filhos e, para isso, eles precisam deixar outras coisas de lado. Filho é prioridade!”, completa a profissional.
A falta de tempo é uma constante na rotina de muita gente. Trabalho, estudos e outros compromissos podem acabar deixando a agenda lotada. Mas, reservar um tempo para dedicar às crianças é fundamental para o seu desenvolvimento.
“A falta de tempo impõe que a educação dos filhos seja delegada para babás, escolas e até para as novas tecnologias – como celular, televisão e computadores”, reflete Letícia. Para a psicóloga, porém, a presença dos pais na educação dos filhos não pode ser dispensada. “A construção da criança passa por muitas fases, os pais precisam dedicar tempo aos filhos e, para isso, eles precisam deixar outras coisas de lado. Filho é prioridade!”, completa a profissional.
2. Atividades em conjunto
Para dedicar tempo às crianças, nada melhor que promover atividades em conjunto. Se a rotina está apertada, programe algumas horas diárias para desenvolver brincadeiras e conversas com os pequenos.“Os pais precisam participar da vida do filho, mesmo que seja por poucas horas do dia. Eles podem buscar por atividades de leitura, uma conversa sobre os colegas da escola, dos professores e quais as matérias os filhos acham mais fáceis ou difíceis. As crianças podem participar de tarefas de casa, isso auxilia também o desenvolvimento”, sugere a psicóloga.
Para dedicar tempo às crianças, nada melhor que promover atividades em conjunto. Se a rotina está apertada, programe algumas horas diárias para desenvolver brincadeiras e conversas com os pequenos.
“Os pais precisam participar da vida do filho, mesmo que seja por poucas horas do dia. Eles podem buscar por atividades de leitura, uma conversa sobre os colegas da escola, dos professores e quais as matérias os filhos acham mais fáceis ou difíceis. As crianças podem participar de tarefas de casa, isso auxilia também o desenvolvimento”, sugere a psicóloga.
3. Confiança
Um dos benefícios do convívio próximo é a criação de um vínculo de confiança com a criança, o que pode ser a base do relacionamento ao longo de outras fases da vida e ajuda no desenvolvimento da personalidade e da autoestima.“A criança se mostra confiante quando ela tem a atenção voltada para ela. Essa atenção dada é como se falasse para ela que pode confiar sempre e toda vez que ela precisar, que você estará por perto para ajudá-la. A confiança parte de momentos juntos, de ações, comportamento, dedicação, afeto e amor”, sinaliza Letícia.
Um dos benefícios do convívio próximo é a criação de um vínculo de confiança com a criança, o que pode ser a base do relacionamento ao longo de outras fases da vida e ajuda no desenvolvimento da personalidade e da autoestima.
“A criança se mostra confiante quando ela tem a atenção voltada para ela. Essa atenção dada é como se falasse para ela que pode confiar sempre e toda vez que ela precisar, que você estará por perto para ajudá-la. A confiança parte de momentos juntos, de ações, comportamento, dedicação, afeto e amor”, sinaliza Letícia.
4. Conforto
Proporcionar uma vida confortável vai muito além de ter facilidades financeiras ou bens materiais. Criar um ambiente confortável é essencial para que a criança se desenvolva, e isso se reflete em liberdade para conversar, sentir-se à vontade para brincadeiras, ter espaço para esclarecer dúvidas e receber apoio e compreensão para sua formação pessoal.Fazer com que a criança sinta-se confortável com você é um passo a mais para que ela também se sinta assim com relação a ela mesma e com os outros.
Proporcionar uma vida confortável vai muito além de ter facilidades financeiras ou bens materiais. Criar um ambiente confortável é essencial para que a criança se desenvolva, e isso se reflete em liberdade para conversar, sentir-se à vontade para brincadeiras, ter espaço para esclarecer dúvidas e receber apoio e compreensão para sua formação pessoal.
Fazer com que a criança sinta-se confortável com você é um passo a mais para que ela também se sinta assim com relação a ela mesma e com os outros.
5. Aprendizado
Promover o aprendizado é algo importantíssimo na formação educacional, emocional e de caráter da criança. Além de questões de alfabetização e desenvolvimento escolar, é preciso atentar-se a noções de responsabilidade, respeito e outros valores necessários ao convívio social e ao sentido de indivíduo.“Todo cuidado ainda é pequeno quando se fala em educar nossas crianças. Relacionar o que é dever para os pequenos é a essência da construção de sua personalidade”, conclui a psicóloga.
Promover o aprendizado é algo importantíssimo na formação educacional, emocional e de caráter da criança. Além de questões de alfabetização e desenvolvimento escolar, é preciso atentar-se a noções de responsabilidade, respeito e outros valores necessários ao convívio social e ao sentido de indivíduo.
“Todo cuidado ainda é pequeno quando se fala em educar nossas crianças. Relacionar o que é dever para os pequenos é a essência da construção de sua personalidade”, conclui a psicóloga.
Nenhum comentário:
Postar um comentário