1 – Procure por sinais físicos de agressão
Seja algum tipo de lesão, cicatrizes e queimaduras ou ferimentos. Procure nas patas, boca, pernas ou em torno dos olhos. Observe a pele, passe a mão e procure algo fora do normal, especialmente se houver ausência de pelos ou feridas próximo ao pescoço, o que indica que o cão ficou preso pela corrente por bastante tempo.
2 – Observe se o cão está desnutrido
É o cúmulo, mas, infelizmente, muita gente deixa o cão sem comer por pura maldade. Por isso, veja se o cão está magro demais, principalmente se as costelas dele estiverem expostas.
Outros sinais típicos de desnutrição em um cão maltratado: dentes podres ou visivelmente com problemas, cansaço, olhos embaçados. Diarréia com sangue também é um sinal que deve ser observado com alerta.
3 – O comportamento do cão
Um cão maltratado apresenta comportamento anormal em situações cotidianas. Por exemplo: se ele se encolhe ou se afasta quando vê um rodo, vassoura ou um chinelo, existe uma grande chance do cão ter apanhado muito e, por isso, estar traumatizado.
Nesse tipo de situação, é comum também que o cão corra de você, rosne ou se afaste, por medo de apanhar novamente.
4 – Sinais de medo
Todo cão que já foi maltratado costuma se isolar ou ficar agressivo pelo trauma que sofreu. Um cachorro maltratado geralmente fica embaixo da cama, com os olhos arregalados, vive com medo de qualquer barulho mais alto ou que se recusa a sair de sua casinha.
Esses comportamentos tem ligação direta com as experiências ruins que o cão maltratado sofreu no passado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário